A origem dos Arcos do Triunfo
O maior arco e mais mais famoso do mundo é o Arco do Triunfo na França construida por Napoleão Bonaparte, baseado nos arcos romanos, após derrotar todos os países inimigos e se coroar imperador em 1806. Foi projectado por Chalgrin nesse mesmo ano e inaugurado em 1836.
Mas existem outras centenas de arcos. No império Romano, houveram arcos em honra ao Tito, Constantino, Augusto, Trajano e Septimo Severo.
Arco de Constantino, em homenagem à vitória sobre Massêncio,na batalha de Ponte Mílvia, em 312 d. C - localizado em Roma,Italia.
Detalhes do Arco de Constantino na Italia.
Arco de Septímio Severo foi edificado em 203 d.C., em comemoração da vitória sobre os Partas dedicado a Septímio Severo e seus dois filhos, Caracala e Geta. Logo após a morte deste último, foi retirado o seu nome da inscrição contida no arco, para que fosse também apagado da memória dos romanos.
Detalhes do Arco de Septímio Severo.
Triunfo de Tito (r. 79–81) e Vespasiano (r. 69–79), por Giulio Romano, c. 1537-1540 - Museu do Louvre.
Para receber um Arco do Triunfo era preciso passar pelo Triunfo Romano uma ceremônia civil e um rito religioso da antiga Roma para um comandante militar (dux) bem sucedido em campanhas de guerra no exterior. Para receber esta gloria, o dux deveria: 1. Possuir uma vitória significativa sobre um inimigo externo, matando pelo menos 5000 tropas inimigas e ganhar o título de "Imperator" (General Vitorioso) 2. Ser eleito magistrado com poderes executivos (ditador, consul ou pretor) 3. Trazer o exército para casa, isto é terminar com todas as guerras 4. No periodo republicano, o senado deveria aprovar o Triunfo baseado nos requerimentos acima.
Ao Triunphator (o que recebi o Triunfo Romano), era construido um arco por onde suas tropas desfilariam e por onde seria imortalizadas as batalhas e seus generais.
Conhecido como Puerta de Alcalá esse foi o primiero arco construido após a queda do Imperio Romano - Localizado em Madri.
O Arco do Triunfo de Barcelona na Espanha foi desenhado em estilo mudéjar, como porta monumental para a Expo 1888, por Josep Vilaseca.Em volta foram colocados brasões representando todas as províncias espanholas, com Barcelona no meio, no lugar de honra.
-Thay