A grande esfinge de Gizé
Em grego, personifica um "monstro que estrangula quem não adivinhar os seus enigmas", mas a esfinge é uma figura da mitologia egípcia simbolizada por um monstro com cabeça humana e corpo de leão, com asas de pássaro ou cauda de serpente. Dentre todas as estátuas de esfinges do Egito, a mais famosa é a grande esfinge de Gizé, esculpida em rocha natural, e que servia de guardiã da tumba do faraó Quéfren. Para proteger a pirâmide dos demônios, o faraó mandou construir uma grande esfinge, representando o deus do Sol, Harmáquis, que segundo a tradição, tinha forma de leão com a cabeça humana.
Nas proximidades de Mênfis, no Egito, a pouco mais de cem metros das pirâmides e junto à foz do Nilo, mede 39 metros de comprimento e 17 metros de altura.As patas medem cerca de quinze metros enquanto que o comprimento total dessa parte é de quarenta e cinco metros. A cabeça tem dez metros de comprimento por quatro metros de largura.
A grande esfinge também é uma das maiores estátuas lavradas numa única pedra em todo o planeta,construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio a.C.. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, com no mínimo, 10.000 a.C. , baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados por água.
Apesar da cabeça da esfinge ter sofrido desgaste e prejuízos ao longo de sua existência, traços de sua pintura original ainda podem ser vistos perto de uma das orelhas. Acredita-se que a esfinge era completamente pintada e muito colorida. Desde então o nariz e a barba foram arrancados da escultura. O nariz foi a vítima desafortunada da prática de tiro ao alvo dos turcos no período turco. Assumiu-se erroneamente que o nariz tinha sido acertado pelos homens de Napoleão, mas desenhos do século dezoito revelam que o nariz já tinha se perdido muito antes da chegada de Napoleão.
A esfinge de Gizé em 1880.
Por causa das constantes mudanças de terreno no deserto, o corpo da esfinge já foi enterrado diversas vezes na areia no decorrer dos anos.E em 1905, a areia foi removida e expôs a magnitude e beleza da totalidade do monumento.
E se preparem porque domingo vem post sobre O enigma da Esfinge...
-Thay