top of page

A História do Esmalte

Certo, hoje iremos falar algo que deixa muitas mulheres interessada. Sobre esmaltes.

Já que todos aqui já freqüentaram a escola na vida (assim espero), todo mundo sabe que quem realmente começou esse universo lindo da moda foram as mulheres egípcias , que começaram com aquela coisa de maquiagem, cabelos falsos (perucas, na linguagem popular).

Mas o esmalte daquela época nem sempre foi como a gente conhece hoje em dia. As mulheres daquele tempo usavam uma tintura de hena nas unhas. As cores vibrantes (como vermelho e afins) eram usadas somente pela família real (uma grande injustiça). Cleópatra tinha uma preferência pela cor vermelho-escura, já Nefertiti preferia um verde rubi.

Já na China o uso do esmalte era quase semelhante, se não semelhante ao uso do esmalte no Egito. Em meados do século 3 a.C, o uso das cores vermelhos e e metálicos (feitos com soluções de prata) eram usados por pessoas com uma ocupação privilegiada na hierarquia social.

Já entre os Romanos, era um tratamento com materiais abrasivos para polimento das unhas.

A tecnologia para o tratamento das unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX. Nessa época, os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro (olha gostei dessa idéia de perfumar as unhas).

Já no século XX a outra invenção que nos ajuda muito é o grandioso palito, que tira aqueles borrões que fazendo na pele do lado da unha. A outra invenção também dessa época foi o uso de soluções coloridas, que não permanecia fixada por mais do que algumas horas (que tristeza). Somente em 1925, durante alguns estudos para tintura de carros, que surgiram as primeiras soluções coloridas semelhantes ao nosso esmalte de hoje em dia.

A primeira versão dessa nova descoberta de coloração, foi o rosa - claro, que era aplicada nas unhas. Já em 1930 já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow.

Agora voltando para a atualidade, podemos esperar para o verão de 2016 novas tendências de esmaltes, como o vermelho tomate, que nunca sai de moda, o famoso esmalte Nude, que conquistou o coração de todos nós, por ser simples, sem complicações para se passar e por combinar com tudo.

Mas a novidade é o preto!

Espera, como assim preto? Estamos falando de verão!

Muita calma nessa hora minha gente, o preto tem sim tudo haver com o verão, não é porque ele é uma cor meio trevosa, dark, emo gótico que devemos jogar ele para escanteio. O preto vira num preto fosco, simplesmente lindo, e você até pode mesclar ele com um metálico fofinho.

Então é isso, o resumo do resumo da origem do nosso amado Esmalte.

Até a próxima. Tchau!

Caroline Lobão x)

bottom of page